///Bancada de trocador de calor de placas – MD012

Bancada de trocador de calor de placas – MD012

 

Descrição

MD012 – BANCADA DE TROCADOR DE CALOR DE PLACAS
Modelos: AG – AE – AES

Dos objetivos didáticos

Este módulo didático foi concebido e projetado para estudos de transferência de calor e quantidade de movimento em trocador de calor de placas. Este módulo didático permite a operação em configuração co-corrente (paralelo) e contracorrente com variações das vazões nas entradas dos fluidos quente e frio, e controle da variação de temperatura do fluido quente. Para a variação da temperatura do fluido quente o modelo AG utiliza um aquecedor a gás e painel de indicadores de temperatura; o modelo AE utiliza um aquecedor elétrico e painel de indicadores de temperatura; o modelo AES utiliza um aquecedor elétrico e painel com sistema supervisório de comandos, contendo interface IHM com tela touch. Nos modelos AE e AES as bancadas podem operar com circuito aberto de água quente (CAAQ) ou com circuito fechado para reciclo de água quente (CFAQ). Os objetivos didáticos desta bancada são:

  • Determinar os coeficientes globais de troca de calor (U), as eficiências de troca térmica (Ef) e as quantidades de calor (qt) trocado (recebidos e cedidos) pelos fluidos frio e quente, para configuração de escoamento em co-corrente (paralelo), em várias condições de vazão de água quente e fria;
  • Determinar os coeficientes globais de troca de calor (U), as eficiências de troca térmica (Ef) e as quantidades de calor (qt) trocado (recebidos e cedidos) pelos fluidos frio e quente, para configuração de escoamento em concorrente, em várias condições de vazão de água quente e fria;
  • Comparar cada uma das variáveis: coeficientes convectivos globais, eficiências de troca térmica e quantidades de calor trocado nas duas configurações de escoamentos, ou seja, em co-corrente e contracorrente, comparando também com as correlações da literatura;
  • Comparar cada uma das variáveis: coeficientes convectivos globais, eficiências de troca térmica e quantidades de calor trocado nas duas configurações de escoamentos, ou seja, em co-corrente e contracorrente, comparando também com as correlações da literatura;
  • Avaliar as perdas térmicas para o ambiente, ocorridas em cada condição de operação utilizada.

Entidades que já possuem esta bancada
SATC | UTFPR | UFSM | UTFPR | FUCRI | Soc. De Educ. Tiradentes S/S Ltda | UTFPR| Campus Medianeira | UNIVIÇOSA | CATÓLICA DE SANTA CATARINA – Jaraguá do Sul | UNIPAMPA | PITÁGORAS – Betim | UFSJ | UVV | IFNMG – Salinas | UNIVALI | UNIFOR MG