///Bancada de absorção líquido – gás – MD021

Bancada de absorção líquido – gás – MD021

 

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Descrição

MD021 – BANCADA DE ABSORÇÃO LÍQUIDO – GÁS
Coluna de Absorção de Pratos com Recheios

Dos objetivos didáticos

Este módulo didático foi concebido e projetado para estudos do processo de absorção em sistema líquido – gás, uma coluna formada por pratos com recheio de anéis de Raschig, a fim de entender os fenômenos envolvidos nas transferências de massa através de equilíbrios entre fases. Esta coluna de absorção foi preparada especificamente para absorção de dióxido de carbono (CO2), contido em uma mistura gasosa (ar atmosférico ou sintético) utilizando-se solução de absorção apropriada. A coluna é totalmente transparente para proporcionar a visualização dos fenômenos fluidodinâmicos envolvidos nas fases líquida e gasosa, além de possuir isolamento térmico a vácuo, sistema de retiradas de amostras e de monitoramento de temperaturas ao longo da mesma. Os objetivos didáticos desta bancada são:

  • Estudar um processo de absorção sem reação química, operando a coluna como apenas uma torre de umidificação. Neste caso o objetivo é determinar alturas de unidades de transferência (AUT), em função da razão as vazões de ar (G) e de água (L), bem como, determinar as taxas globais de umidificação do ar;
  • Estudar um processo de absorção com reação química, utilizando-se soluções absorventes pra misturas gasosas (Ar-CO2), em diferentes taxas de vazões em configuração contracorrente. Neste caso o objetivo é estudar eficiências de absorção e determinar coeficientes convectivos global de transferência de massa em cada operação realizada em função de: variações de vazão (tempos de contato) das fases líquida e gasosa; variações nas concentrações das fases líquida e gasosa, tipos de recheios utilizados; variações na temperatura do processo e, desta forma, determinar o número de estágios de transferência; altura de unidades de transferência e taxa global de transferência de massa para cada operação realizada.

Dimensões e infraestrutura necessária

Este módulo didático possui os seguintes itens e particularidades:
– Este módulo didático tem as seguintes dimensões totais aproximadas: largura 70 cm, comprimento 135 cm e altura 200 cm;
– A potência do equipamento é de 250 Watts.

Da infraestrutura do cliente este módulo didático requer:

  • Ponto de ar comprimido;
  • Ponto de água da rede;
  • Utilização de uma balança analítica e semianalítica;
  • Gás especial para estudo: cilindro de dióxido de carbono (CO2). A utilização de outros gases é possível na bancada didática, sob consulta;
  • Estrutura analítica de química instrumental (cromatografia ou espectrofotometria), em casos de estudos especiais;
  • 01 ponto de energia elétrica monofásica 220 V (disponível para 110 V, sob consulta). Tomada padrão NBR 14136 de 10 A.

Entidades que já possuem esta bancada
UNIVILLE | UTFPR | UFSM | UFS | UNIPAMPA – Campus Bagé | UTFPR | UFVJM | PITÁGORAS – Betim | UFSJ | IFNM – Campus Salinas | SATC | UNIVALI | UFPE | URI Santo Angelo