Laboratório de Termodinâmica, Trocas Térmicas, Refrigeração e Aerodinâmica dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica – Resende/RJ – 2018
Equipamentos
- Bancada de Condicionamento de Ar (MD033)
- Bancada de Refrigeração: Ciclo por Compressão de Vapor (MD034)
- Bancada de Termodinâmica: Experimento Fundamental da Primeira Lei da Termodinâmica (MD061)
- Bancada de Controle de Processos TPNV (MD032)
- Bancada de Aerodinâmica Túnel de Vento (MD070)
- Bancada de Transferência de Calor: Corpos Submersos em Água (MD035)
- Bancada Trocador de Calor Casco e Tubos (MD038A)
- Módulo Didático para Experimento de Determinação da Transferência de Calor por Convecção Forçada (MD011)
Briefing
A universidade desejava implantar os laboratórios para a realização das práticas experimentais para os cursos de engenharia para melhorar seu processo educacional e por questões de ser o momento adequado à ação com vistas à observância das exigências legais que o MEC regulamenta às IES.
Desta forma, para melhorar o processo educacional e para estar de acordo com as exigências regulatórias, a AEDB entrou em contato com a ECO | Educacional & Laboratorial, assim como com outras empresas, para o processo de aquisição.
Na ocasião havia mais dois concorrentes envolvidos, que ofertavam parcialmente as necessidades da instituição. Uma ação realizada foi solicitar qual era a necessidade total do cliente, ou seja, quais eram todos os equipamentos levantados pela equipe de professores.
Desta forma, nos foi possível ofertar uma solução completa para a instituição para o laboratório de termodinâmica. Um abrilhantador da solução ofertada pela ECO | Educacional & Laboratorial foi o Túnel de Vento, desenvolvido especialmente para este cliente, apesar de já ser um item da listagem de equipamentos.
Solução
Apresentamos uma solução completa para o laboratório, realizamos layout, alinhamento de infraestrutura, procedemos a montagem dos equipamentos no local e realizamos o curso didático operacional com os professores e técnicos de laboratório, integrando didático e preparo/manutenção para as aulas ocorrerem normalmente.
Depoimento
“O Túnel de Vento foi um sucesso, simplesmente isso! Foram feitas várias experiências com o equipamento, os alunos postaram no Face, Instagram as aulas com o Túnel de Vento, sendo muito bem aproveitados os equipamentos. Eu como coordenadora de curso na época, acompanhava de perto os professores e recebia feedbacks dos mesmos. O nosso curso sempre teve um direcionamento para muitas aulas práticas, onde os alunos faziam muitos projetos utilizando os equipamentos auxiliados pelos professores, resultando também em trabalhos de conclusão de curso muito práticos. Todos os equipamentos funcionando bem e dando tranquilidade aos professores e técnicos.”
Professora Rosana Ravaglia Coordenadora de Curso em Exercício no Período