Ao assistir filmes de ficção científica sempre achávamos que carro voador era coisa do futuro. Mas ele começa a se tornar realidade. O fabricante de aviões europeu Airbus está trabalhando num projeto de táxi voador que diz ser uma alternativa ao trânsito intenso dos grandes centros urbanos.

CityAirbus

O CityAirbus é uma aeronave com quatro rotores movidos a energia elétrica, semelhante a um drone gigante, e que consegue transportar, sem piloto e de forma totalmente autônoma, até quatro pessoas para trajetos relativamente curtos pelas cidades.

A ideia foi apresentada durante a Paris Air Show, importante feira de novidades e projetos da indústria da aviação. Até agora, o CityAirbus continua no papel. Mas a companhia aposta em tecnologias viáveis atualmente e planeja realizar um voo-teste com um único passageiro ainda no final deste ano.

A Airbus preferiu manter segredo sobre alguns aspectos do protótipo e como ele funcionaria, mas explicou que o cliente poderia agendar o táxi voador por um aplicativo de celular, que estacionaria no local indicado e na hora indicada.

A empresa também anunciou que trabalha em outro aparelho voador, batizado de Vehana, ele é parecido com a estrutura de um helicóptero e também seria usado como um táxi aéreo, mas para um passageiro apenas ou transporte de carga.

A expectativa é que o veículo seja de duas a quatro vezes mais rápido que o carro e que tenha uma autonomia de voo de 80 quilômetros. Estruturas leves garantiriam a construção de um veículo cujo custo permitiria sua produção em larga escala.

Fontes: G1 e UOL