/, Educação, Física/Você Conhece Daniel Bernoulli?

Você Conhece Daniel Bernoulli?

Daniel Bernoulli
Daniel Bernoulli
Daniel Bernoulli

Nasceu em na Gröningen (Groninga), na Holanda em 08 de fevereiro de 1700.

Descendente de uma família Suíça, de notórios cientistas eminentes, dedicados as áreas de Física e matemática; seu pai Johann Bernoulli (doutor em Medicina e professor de Física Aplicada da Universidade de Basiléia); seu tio Jacob Bernoulli (criador dos números de Bernoulli, que desenvolveram o uso do cálculo infinitesimal); seus irmãos Nicolaus Bernoulli III e Johann Bernoulli II (também matemáticos e físicos), além de seus sobrinhos Johann III e Jacob II.

Daniel nasceu em Gröningen, na Holanda, a 9 de fevereiro de 1700. Os Bernoulli estavam radicados na cidade havia algum tempo, pois Johann era catedrático na universidade local. Em 1705, com a morte de Jakob, eles retomaram à Basiléia, pois coube a Johann assumir o lugar do irmão à testa da cadeira de matemática da importante universidade.

Aos treze anos, Daniel já iniciava seus estudos de Filosofia e Lógica, completando o curso colegial em dois anos. Durante esse período, ele recebeu ensinamentos de Matemática de seu próprio pai e, especialmente, do irmão mais velho, Nicolaus III. O verdadeiro desejo familiar, entretanto, era encaminhá-lo para a carreira de comerciante. A insistência de Daniel, porém, levou Johann a autorizar sua inscrição no curso de Medicina, primeiramente em Basiléia, depois em Heidelberg e Estrasburgo. Somente em 1720 ele retomaria à Suíça, obtendo o doutorado no ano seguinte, com uma dissertação intitulada “De respiratione”.

Lecionou na Academia de São Petersburgo, na Rússia, para onde ele partiu, em 1725, com Nikolaus. No mesmo ano, ganhou o prêmio da Academia de Paris, o primeiro de uma série de dez lauréis que lhe foram conferidos por essa entidade.

Em 1733 retornou a Suíça onde ocupou uma cadeira na Universidade de Basiléia, passando a dirigir o departamento de Anatomia e Botânica.

Na Rússia, entretanto, sua produção intelectual foi extremamente rica, principalmente depois de 1727, quando trabalhou com outro grande cientista:

Leonhard Euler. Seus estudos dessa época incluem escritos em Medicina, Matemática e Ciências Naturais (especialmente Mecânica), geralmente independentes um do outro, embora simultâneos. Assim, em 1728, publicou uma teoria mecânica da contração muscular. Também realizou pesquisas sobre o nervo óptico e o trabalho mecânico do coração, além de abordar questões de Fisiologia, como o cálculo da quantidade máxima de trabalho realizada pelo homem.

Mas seu verdadeiro interesse, porém, situava-se nos campos da Física e da Matemática e, já nessa época, ele completava o esquema de sua obra mais marcante, a “Hidrodinâmica” (importante estudo de mecânica dos fluidos), além de realizar um trabalho sobre oscilações e um tratado original da teoria da probabilidade, onde publicou seus mais famosos artigos de suma importância na ciência e na engenharia da mecânica dos fluidos.

Continuou a lecionar em Basiléia, obtendo, em 1743, a cadeira de Fisiologia, mais próxima de seus verdadeiros interesses. Finalmente, em 1750, ele obtém a cadeira de Física, que ocuparia até 1776. Seis anos depois vem a falecer, sendo sepultado em Peterskirche, perto do lugar onde residia.

Daniel Bernoulli morreu no dia 17 de março de 1782, em Basiléia, aos 82 anos.

SEUS TRABALHOS CIENTÍFICOS E DE ENGENHARIA:

Em 1720-24, o recém doutorado Daniel, e seu irmão Nikolaus, em Veneza, publicou seu primeiro trabalho, as “Exercitationes Mathematicae” (um tratado sobre equações diferenciais relacionados à física de água corrente “dinâmica de fluidos”), chamando a atenção dos meios científicos. A obra contém quatro trabalhos diversos, estudando, sucessivamente, jogos de azar, a queda da água de recipientes abertos, a equação de Riccati (equação diferencial cuja solução não pode, em geral, ser reduzida a integração – motivo porque despertou a curiosidade dos matemáticos) e as figuras limitadas por dois arcos circulares. Nesse trabalho já se demonstrava o talento especial de Daniel para a Física, a Mecânica e a tecnologia, usando a Matemática como suporte.

Novamente de volta à Suíça, Daniel entregou-se às suas aulas de Medicina, sem abandonar, porém, os estudos de Matemática e Mecânica, sua verdadeira paixão. Publicou vários artigos e completou a “Hidrodinâmica” (em 1734), que só publicou em 1738.

Hidrodinâmica

Ele estabeleceu os princípios da dinâmica dos fluidos, ou seja, o movimento de um fluido sob a influência de forças. Nesses princípios se desenvolveram as relações nos fluidos: velocidade, pressão e densidade;

Estabeleceu o que agora é conhecido como Teorema de Bernoulli, cujo princípio diz que: a pressão em um fluido diminui à medida que aumenta a sua velocidade e vice-versa. Partindo da ideia da conservação da energia mecânica – característica encontrada mesmo em um líquido isento de forças viscosas – Bernouili mostrou que, em igualdade de nível, há uma diferença de pressões devida à diferente velocidade de escoamento nos vários pontos de um fluido, deduzindo a célebre Equação de Bernoulli ou Trinômio de Bernoulli.

Este teorema é tão importante que sua aplicação é utilizada em várias engenharias.

teorema-de-bernoulli
equação-de-bernoulli
velocidade-alta-pressão-baixa

A mecânica dos fluidos divide-se em duas partes: a hidrostática, que estuda o equilíbrio dos fluidos, e a hidrodinâmica, que estuda seu movimento. A primeira nasceu com Arquimedes – de cuja obra Daniel Bernoulli é considerado um continuador -, mas recebeu um estudo sistemático somente no final do século XVII, com Stevin e Pascal. Já os fundamentos da dinâmica dos líquidos surgem apenas no século XVIII, principalmente graças a Euler. A dinâmica dos gases apresenta impulso maior na atualidade, por sua aplicação ao vôo de aparelhos mais pesados que o ar.

Daniel Bernouili inspirou-se em Demócrito e Arquimedes para desenvolver as ideias centrais de sua mecânica dos fluidos. Do primeiro ele tirou a concepção de que a matéria é composta de átomos que se movem rapidamente em todas as direções. Mas foi a partir dos conceitos de hidrostática e mecânica desenvolvidos por Arquimedes, que o matemático suíço estruturou sua hidrodinâmica.

REFERENCIA ECO Educacional:

Tendo em vista a importância dos estudos e conceitos de Bernoulli, nos atuais cursos de Engenharia Mecânica, Civil, Química, Sanitária, e outras, a ECO Educacional desenvolveu várias bancadas didáticas de hidráulica, dentre elas: MD002; MD003; MD005; MD006; MD031, para que professores e alunos possam realizar estudos e comprovar as observações e equacionamentos relativo o Teorema de Bernoulli em escoamentos no interior de tubulações e em medidores de vazão, tendo em vista os trabalhos deste grande cientista e engenheiro Daniel Bernoulli.

bancada-de-hidraulica-MDoo2
bancada de medidores de vazão md006

Para saber mais acesse :

Fontes:

1) https://www.ebiografia.com/daniel_bernoulli

2) http://biografia.ahistoria.com.br/familia-bernoulli/

Por | 2017-08-25T10:01:02+00:00 agosto 25th, 2017|ECO Educacional, Educação, Física|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário