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O que é “Ciberarquitetura”?

Ciberarquitetura[1] é um conceito desenvolvido, no contexto da Educação 4.0[2] para definir e modelar a integração de ambientes físicos e digitais, dedicados à educação básica, superior e corporativa.

ciberarquitetura

Sala Inteligente™: ambiente que integra, em um mesmo espaço, os recursos de uma sala de aula, de um laboratório de informática e de ciências, de um espaço de autoria para artes e biblioteca. A criação das salas inteligentes se tornou possível a partir da aplicação do conceito de Ciberarquitetura.

Uma das principais características dos ambientes ciberarquitetônicos é a flexibilidade para compor diferentes soluções de configuração para um mesmo espaço físico. Em um determinado contexto, um ambiente deve estar pronto para funcionar como um laboratório de ciências ou digital; em outro, como uma sala de aula e, em outras circunstâncias, como um lugar que propicie a interação entre os estudantes e o professor para o trabalho em equipe, na construção de projetos etc.

Acesse e descubra como um ambiente pode oferecer diferentes configurações, com o mesmo mobiliário, para processos educacionais inovadores.

Ciberarquitetura: configurações de ambientes diferenciados, em uma mesma sala e utilizando o mesmo mobiliário, atendendo a múltiplas aplicações educacionais.

Configuração 1

Sala configurada como laboratório de ciências, ou para a realização de aprendizagem por projetos, ambiente para reuniões e trabalho em equipe, além de outras aplicações.

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sala-interativa

Configuração 2

Sala de aula interativa, cooperação entre pares, ambiente em configuração de biblioteca.

Configuração 3

Ambiente configurado como sala de aula, com ênfase em abordagens expositivas.

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Vista frontal da Sala Inteligente™ na configuração de espaço para atividades experimentais, trabalho em equipe e outras finalidades.

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As soluções ciberarquitetônicas apresentadas podem incluir dispositivos digitais avançados, tais como projetores interativos, tablets, notebooks e outros equipamentos que funcionam de forma integrada, atendendo a demandas educacionais presenciais, híbridas ou remotas, pela Internet.

Referências

[1] CARVALHO NETO, C. Z. “Espaços ciberarquitetônicos e a integração de mídias por meio de técnicas derivadas de tecnologias dedicadas à educação“. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2006.

[2] CARVALHO NETO, C. Z. Educação 4.0: Princípios e práticas de inovação em gestão e docência. Florianópolis: Laborciencia editora, 2017.

Conheça os produtos que podem compor soluções ciberquitetônicas para a educação básica, superior e corporativa.

Plataforma Eco Digital de Aprendizado

Por | 2017-08-15T11:47:13+00:00 agosto 11th, 2017|Dica, ECO Educacional, Educação, Tecnologia|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

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