/, Invenção, Laboratório educacional, Tecnologia/3 invenções de engenheiros que mudaram o mundo

3 invenções de engenheiros que mudaram o mundo

O nosso dia a dia é rodeado de invenções importantes, que sequer imaginamos a vida sem elas, não é mesmo? O que nem sempre conseguimos imaginar é de qual foi a ideia do invento, feitas, geralmente, por engenheiros. Buscamos 3 grandes invenções destes profissionais, que mudaram o mundo e fazem a diferença até os dias atuais.

Elevador

O norte-americano Elisha Graves Otis (1811-1861), foi o responsável por inventar o elevador moderno. Esse mesmo, que você usa no seu apartamento ou em prédios comerciais. A ideia tradicional do elevador já existia há anos, mas foi ele quem criou o dispositivo de segurança que impedia a queda.

Para provar o poder do seu projeto, ele organizou uma exibição para o público e a imprensa. Otis subiu na base de um elevador e ordenou que cortassem as cordas que seguravam a plataforma. Para a surpresa do público, o sistema funcionou e o elevador não caiu, causando alvoroço na época.

O engenheiro criou então a empresa Otis Elevator Company, responsável por criar os primeiros elevadores em poços de prédios em Nova Iorque e que é reconhecida até hoje no segmento.

Celular

O inventou do telefone celular foi Martin Cooper, engenheiro da Motorola, em 1973. Porém, a comunicação pelo celular podia ser feita apenas dentro de uma área de cobertura. Caso você saísse ou mudasse de lugar, a ligação era interrompida.

Foi então que o engenheiro Amos E. Joel Jr., criou o sistema de células, dividindo toda a área de cobertura em várias células, que eram identificadas por um miniprocessador.

Assim, as pessoas poderiam se deslocar para onde quisessem, sem perder o sinal da ligação, como é feito até os dias atuais.

Ar Condicionado

Já pensou o que seria do mundo sem o ar condicionado? É claro que nós sobreviveríamos, mas seria um pouco difícil passar tanto calor, não é mesmo? Essa invenção que tantas pessoas adoram foi feita por um engenheiro norte-americano, Willis Haviland Carrier, em 1902.

Mas, ao contrário do que se imagina, ele não criou o equipamento pensando no bem-estar das pessoas. Willis precisava solucionar um problema de qualidade em uma máquina na gráfica Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn, onde trabalhava, em Nova Iorque.

Ele inventou um sistema de resfriamento muito completo, com controle de temperatura, umidade, circulação e ventilação e purificação de ar.

Depois de anos de aprimoramento e testes, em 1906 Carrier patenteou seu produto, que viria a se tornar o primeiro ar condicionado do mundo.

E aí, você sabia de todos esses gênios da engenharia?

A Eco Educacional oferece diversos equipamentos didáticos para as disciplinas de engenharias e experimentos, para contribuir com o surgimento de projetos tão inovadores como estes.

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais. Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário