Recentemente, um jovem estudante mexicano inventou um sutiã que detecta sinais de câncer de mama. Conquistando o importante prêmio Estudante Empreendedor Global.

O inventor, Julian Rios Cantu, 18 anos, desenvolveu uma tecnologia de biosensores, que detectam as mudanças de vasos sanguíneos, comuns quando há presença de tumores, e analisam os dados, mas dentro de um sutiã.

O EVA, como foi batizada a invenção, possui um formato normal de sutiã, mas possui 200 biosensores táteis, de calor e luz, capazes de detectar variações de textura, temperatura e cor, em toda a área da mama.

Essas informações são coletadas e enviadas para um aplicativo, que forma uma base de dados sobre a vascularização normal das mamas.

Assim, quando há uma alteração significativa, ele detecta e a mulher pode ir em busca de ajuda médica e exames, para que consiga fazer uma intervenção antes do crescimento do câncer.

Julian recebeu a premiação no valor de US$ 20 mil e vai continuar a desenvolver o projeto, com a sua empresa Higia Tecnologies.