/, ECO Educacional, Educação/Processos seletivos para o ensino superior

Processos seletivos para o ensino superior

Os processos seletivos de entrada nas universidades estão cada vez mais democráticos.

São diversas possibilidades de provas, de acordo com o tipo de curso ou instituição. Se você está se preparando para o vestibular neste ano, nós preparamos um conteúdo especial para ajudar na decisão e entender melhor cada técnica de avaliação.

As universidades brasileiras possuem diferentes métodos de selecionar os futuros estudantes, que varia de acordo com o curso, para avaliar conhecimentos gerais e específicos. Mas, de maneira geral, são 6 principais processos seletivos. Explicamos todos eles, confira abaixo.

Vestibular tradicional

Aplicado pela maioria das universidades, o vestibular tradicional possui um edital, com normas e conteúdo divulgados meses antes da prova. Para se inscrever, o estudante precisa pagar uma taxa única e o teste é realizado em um ou dois dias.

Vestibular com habilidades específicas

Além da aplicação da prova, nesta modalidade é exigido um teste de habilidades específicas, para avaliar se o aluno tem aptidão e conhecimento na área, para atender às demandas dos cursos. Essas avaliações são comuns em Artes Visuais e Dança, Arquitetura e Urbanismo e Artes Cênicas, por exemplo.

Vestibular agendado

O sistema é muito comum em universidades privadas, que permitem o agendamento da prova ou até mesmo realizar a avaliação on-line. O objetivo é tornar o método mais flexível para os futuros estudantes, além do resultado muito mais rápido.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova realizada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio. É também a oportunidade de entrar em universidades estaduais e federais, já que de acordo com a nota obtida, é possível garantir vaga no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Sisu

É um sistema eletrônico de seleção de vagas para estudantes em universidades que tem como critério a nota obtida no Enem.
Uma das principais vantagens do SISU é a possibilidade de se candidatar para universidades em todo o país, sem precisar sair de casa para fazer a prova em outra cidade.

ProUni

O ProUni tem o mesmo objetivo que o Sisu, só que ao invés de vagas, oferece bolsas de estudo em instituições privadas. Para concorrer, é necessário fazer o Enem no ano anterior. São oferecidas bolsas integrais e parciais.

Por isso, é importante verificar primeiro o curso que você tem interesse e depois, analisar as instituições e os tipos de provas oferecidas. Leia atentamente os editais, normas e detalhes dos processos seletivos, para você se preparar com tranquilidade e segurança. E claro, organizar-se com os prazos de inscrição.

Por | 2017-06-01T18:20:40+00:00 junho 8th, 2017|Dica, ECO Educacional, Educação|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário