/, Sem categoria, Sustentabilidade/Até quando teremos água potável no mundo?

Até quando teremos água potável no mundo?

Ao menos em algum momento da sua vida você já foi alertado sobre a importância da água para o planeta e a necessidade de economia. E mesmo assim, há anos, a quantidade de água potável no mundo só diminui e a demanda pelo líquido só aumenta. Infelizmente, a falta de água própria para o consumo é um cenário cada vez mais comum no mundo inteiro.

De acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Água de 2015, publicado no World Water Assessment Programme e liderado pela UNESCO, o planeta terá um déficit de água de 40%. Essa previsão só mudará se ações de gestão deste recurso seja feita de maneira imediata e eficaz.

No entanto, as notícias não são animadoras, afinal, cerca de 748 milhões de pessoas ainda não possuem acesso a fontes de água potável de qualidade. E geralmente, a população mais atingida é a periférica, de baixa renda e que vive em situações precárias.

Uma das maiores demandas de água no mundo é para a agricultura e energia, que produzem continuamente e vão precisar intensificar cada vez mais a produção.

A previsão, segundo o relatório, é que de 2015 a 2050, a agricultura terá que produzir mundialmente 60% a mais de comida, sendo 100% em países em desenvolvimento. Já na indústria, estima-se que a demanda irá aumentar em até 400%.

O Brasil também sente cada vez mais os sintomas da falta de água. A crise hídrica na região Sudeste nos últimos anos e a constante falta de água no Nordeste apontam a necessidade de gestão da água no país. De acordo com a organização Trata Brasil, cerca de 83,3% dos brasileiros são atendidos com água tratada. Isso quer dizer que temos mais de 35 milhões de pessoas sem acesso ao serviço básico.

Embora seja considerado um país com muitas reservas hídricas, não existem muitas políticas públicas para o controle de consumo, tratamento de água e esgotamento sanitário e planejamento a longo prazo, para que todos tenham acesso a água potável de qualidade com consumo consciente.

Afinal, além de levar água de qualidade para a população, é necessário evitar que as fontes de água sejam poluídas. O avanço de pesquisas e planejamento na área são fundamentais para o futuro da água no país.

Para oferecer as melhores soluções para laboratórios de ensino e pesquisa, a ECO Educacional possui a Bancada de Tratamento de Água e Efluentes MD030, conheça aqui.

 

Fonte.

 

Por | 2017-08-21T09:47:06+00:00 Março 21st, 2017|Produto, Sem categoria, Sustentabilidade|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais. Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário