/, História, Sem categoria/Você sabe a função da termodinâmica?

Você sabe a função da termodinâmica?

A termodinâmica é uma palavra de origem grega, formada por therme, que significa calor e dynamis, o movimento. É uma das áreas da física que estuda as causas e efeitos de mudanças na temperatura, volume e pressão em sistemas físicos em escala macroscópica. Ou seja, a termodinâmica é uma teoria essencial para entender sistemas que realizam troca de calor, como motores dos carros, caminhões, tratores, turbinas de aviões e mais uma infinidade de aplicações em nosso cotidiano.

Basicamente, a termodinâmica procura explicar os mecanismos de transferência da energia térmica a fim de realizar algum tipo de trabalho. Por isso, sua fórmula é expressa por:

t = P.∆V

t = trabalho de uma transformação isobárica
P = pressão constante
∆V = variação do volume Vf – Vi (volume final e volume inicial)
A origem da termodinâmica

Quem iniciou os estudos da termodinâmica foi o físico alemão Otto von Guericke (1602-1686). Ele criou e desenvolveu a primeira bomba de vácuo no mundo, através dos Hemisférios de Magdeburg, espécie de duas esferas de bronze com 55 cm de diâmetro, fechadas hermeticamente. Em uma das esferas havia um mecanismo para criar o vácuo e na outra, um punho para puxá-lo. Ele criou esse mecanismo para demonstrar o efeito da pressão atmosférica quando há vácuo em seu interior.

Após a invenção de Guericke, vários cientistas deram continuidade aos estudos sobre a correlação entre pressão, temperatura e volume. Um desses pesquisadores foi o médico e físico francês, Denis Papin. Ele criou um forno de pressão, conhecido como “marmita de Papin”, que consistia em um vaso fechado com uma tampa hermética, que confinava o vapor até a alta pressão ser gerada.

Seus estudos sobre o sistema evoluíram e ele concebeu a ideia de uma máquina feita com um pistão e um cilindro, para criar alívio do vapor e evitar que o recipiente explodisse com a alta pressão. Porém, Papin não levou a ideia adiante, mas o engenheiro Thomas Savery construiu a primeira máquina de vapor em 1697, baseado nas ideias de Papin.

Em 1824, o físico, matemático e engenheiro francês, Sadi Carnot, publicou o estudo “Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo” sobre calor, potência e eficiência de máquinas térmicas e transformou o universo da termodinâmica.

Assim, com uma longa e intensiva história de pesquisas e descobertas, foi criada a termodinâmica e suas leis, que você pode conferir aqui. 

Conheça a nossa Bancada de Termodinâmica – Equilíbrio de fases e Volume Parcial Molar, para estudo de equilíbrio de fases: https://ecoeducacional.com.br/#produtos

Confira as fontes das informações aqui, aqui e aqui.

Por | 2017-03-16T10:00:00+00:00 Março 16th, 2017|Física, História, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário