/, ECO Educacional, Inovação, Produto, Sem categoria/Você Conhece Osborne Reynolds ?

Você Conhece Osborne Reynolds ?

Você já ouviu falar em Osborne Reynolds? Cientista e engenheiro britânico (1842-1912), foi o criador do Número de Reynolds ou Módulo ou Coeficiente de Reynolds, um dos mais importantes estudos na área de hidráulica.

Trabalhos científicos de engenharia

O Recém formado matemático Reynolds, que era também mecânico e físico por natureza e ocupando o cargo de Professor de Engenharia no Owens College (University of Manchester), no período entre 1868 e 1873 estudou assuntos e problemas relativos a eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo, envolvendo fenômenos solares e relativos a cometas.
Nas duas décadas seguintes a 1873, se voltou ao estudo da mecânica e, especialmente, no estudo da mecânica dos fluidos. Hidrodinâmico por excelência, produziu cerca de 70 papers, na sua maioria tratando de aplicações de física em engenharia.
Outros trabalhos, baseados em experimentos complementares, tiveram influência sobre a teoria do equivalente mecânico do calor. Nestes trabalhos Reynolds determinou o calor específico médio da água, entre o ponto de fusão e vaporização da água, expressado em termos de trabalho mecânico e adotado entre as clássicas constantes físicas da ciência.
Estudou calorimetria, ou seja, taxas de calor transferida entre um fluido e suas fronteiras (paredes, aletas, etc ) publicados como um artigo em 1874.
Seus estudos sobre condensação e transferência de calor entre fluidos e sólidos conduziram a uma revisão radical no projeto de condensadores e ebulidores. Fez importantes melhoramentos em projetos de bombas centrífugas, inclusive patenteando (1875), um modelo de bomba de múltiplos estágios.
Com fluidos realizou várias experiências com cavitação, perdas em tubulações, viscosidade, adaptou equações de fluidos viscosos em movimento para condições escoamento em turbulência.
Também foi pioneiro na introdução da viscosidade no estudo do limite entre o regime laminar e o turbulento com a criação, em 1883, do importantíssimo número de Reynolds (Re=v.D/μ) , que relaciona forças de inércia (v) com as de viscosidade (μ) durante escoamento em seções circulares de diâmetro “D”. Este trabalho foi publicado no paper “An experimental investigation of the circunstances which determine whether the motion of water shall be direct ou sinous, and of the law of resistance in parallel chanells”.

Em 1886 Reynolds fez importantes estudos de lubrificação e publicou “On the Theory of Lubrification”, um artigo clássico na área de lubrificação por filmes de fluidos, artigo que contribuiu para o desenvolvimento de novos mancais em turbinas e bombas capazes de suportar grandes carregamentos e grandes velocidades, consideradas, até então, impossíveis.
O seu nome tornou-se eterno pelas designações de “tensão de Reynolds”, no atrito entre duas camadas de fluido em movimento turbulento, mas sobretudo do “número de Reynolds”, que se afirmou como critério para modelar corretamente o escoamento de fluidos, é um dos seus grandes legados.

Fontes:
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/500832/Osborne-Reynolds
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/reynolds.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Osborne_Reynolds
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/OsbornRe.html

O que Reynolds tem a ver com a  Eco Educacional?

Tendo em vista a importância dos estudos e conceitos de Reynolds, nos atuais cursos de Engenharia Mecânica, Civil, Química, Sanitária, e outras, a ECOEducacional desenvolveu uma bancada didática, denominada MD001, para que professores e alunos possam realizar estudos e comprovar as observações e equacionamentos relativo aos escoamentos laminares, transição e turbulento em tubulações, tendo em vista os trabalhos deste grande cientista e engenheiro.

Veja mais detalhes sobre a bancada didática, clique aqui.

 

Por | 2017-08-21T09:47:09+00:00 Março 9th, 2017|Ciência, ECO Educacional, Inovação, Produto, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário