/, Invenção, Química, Sem categoria/Qual foi o primeiro elemento da tabela periódica a ser descoberto?

Qual foi o primeiro elemento da tabela periódica a ser descoberto?

Quem estuda química, ou já se formou no ensino médio, com certeza conhece a famosa tabela periódica que conta hoje com 118 elementos, mas você sabe qual foi o primeiro deles a ser descoberto? Segundo registros foi o Fósforo, revelado ao mundo em 1669 pelo alquimista alemão Henning Brand.

Por mais que alguns elementos que fazem parte da tabela como ouro, prata e cobre já fossem conhecidos desde a Antiguidade, o fósforo não existe de forma isolada na natureza, por isso é considerado o pioneiro.

Para chegar ao feito, ele colocou 50 baldes de urina em duas banheiras. Após aguardar duas semanas, ferveu e destilou o resíduo preto com ureia, usando uma retorta (utensílio de laboratório) com a extremidade mergulhada em água. O resultado foi uma substância transparente e pegajosa que ele chamou de “phosphorus”, do latim “o que dá luz”, já que percebeu que o elemento brilhava no escuro e era inflamável.

Fonte.

Por | 2017-02-20T09:00:59+00:00 fevereiro 20th, 2017|Ciência, Invenção, Química, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário