/, Sem categoria/4 passos para fazer um bom resumo

4 passos para fazer um bom resumo

Quando o assunto é estudar, fazer um bom resumo é fundamental, não é verdade? Mas você sabia que existem técnicas que podem te ajudar ainda mais para criar um resumo perfeito e eficiente? Pegue caneta e papel e anote as dicas para arrasar na hora da prova!

  1. Leia e releia o texto

 

Para memorizar o assunto, o ideal é você ler e reler o texto algumas vezes para se certificar de ter entendido tudo direito. Além disso, outra técnica que ajuda a reter o conteúdo é fazer alguns exercícios sobre a matéria.

  1. Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto

 

Tente sempre grifar os conceitos mais importantes do texto, buscando palavras-chave sobre o assunto, para te ajudar a se organizar e destacar os pontos que não podem ser esquecidos.

Além de reunir as palavras-chave, você pode também grifar os itens e frases essenciais para a compreensão daquele conteúdo, ou até mesmo o que não dá para escapar de ser decorado. Por exemplo, em uma matéria de exatas, as fórmulas serão essenciais e, claro, não podem deixar de estar no resumo, já em história é importante memorizar nomes de figuras e datas importantes.

  1. Organize as ideias principais

 

Quando já tiver separado as palavras-chave, as fórmulas, nomes e datas mais importantes, é hora de orientar o resumo que você vai escrever. Para isso, tente responder a duas perguntas: 1. O que está sendo dito no texto? 2. Como eu explicaria este assunto para alguém?

É importante também tentar elencar o assunto em tópicos que você considera importantes. É aqui que você pode “desenhar” um pequeno esquema para o assunto, estipulando um número de conceitos principais, como três ou quatro, para você não colocar coisas demais no resumo.

  1. Escreva o texto com suas palavras

 

Quando finalmente chegar a hora de escrever o resumo você já vai estar um craque na matéria. Utilize as palavras chaves e os tópicos mais importantes e mãos à obra!

Fonte.

Por | 2017-02-17T09:00:28+00:00 fevereiro 17th, 2017|Educação, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário