/, Sem categoria, Tecnologia/Cientistas criam material 10 vezes mais resistente que o aço

Cientistas criam material 10 vezes mais resistente que o aço

Cientistas do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, anunciaram nos últimos meses a criação de um material que pode chegar a ser até 10 vezes mais resistente que o aço. Com aparência esponjosa, ele é produzido a partir da compressão e fusão de grafeno – uma forma de carbono de apenas duas dimensões e grande resistência.

A descoberta, no entanto, se baseia mais nas formas geométricas usadas. Segundo Markus Buehler, chefe do departamento de engenharia civil e ambiental do MIT, é possível substituir o material por qualquer outro: “Com as formas geométricas, os materiais passam a suportar muito mais pressão.”

Apesar de ser 10 vezes mais resistente do que o aço, o novo material tem apenas 5% da sua densidade, resultando em objetos e partes mais leves do que os equivalentes construídos com aço. A expectativa é que objetos criados usando essa tecnologia possam ser utilizados na fabricação de aviões, grandes construções e carros. Outra possibilidade é que a leveza e resistência serão essenciais no desenvolvimento de tecnologias para exploração espacial.

Conheça os detalhes no vídeo divulgado pelo MIT

 

Por | 2017-02-01T19:00:58+00:00 fevereiro 1st, 2017|Inovação, Sem categoria, Tecnologia|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário