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Dano ambiental agora tem preço definido

Ao longo de um período de quase dois anos, funcionários de uma grande fabricante nacional de cosméticos mapearam cerca de 962 processos da extração de matérias-primas até a produção e distribuição dos mais de 2 500 produtos da empresa. Nessa fase, o objetivo era reunir um volume significativo de informações que permitissem calcular, com o máximo de precisão, o impacto ambiental de cada uma dessas atividades.

O levantamento serviu para que a empresa, pela primeira vez, aferisse o valor em dinheiro do impacto provocado pela sua operação durante o período de um ano. Resultado: um dano ambiental de 132 milhões de reais. Este número representa quanto suas intervenções na natureza prejudicam de diferentes maneiras o bem-estar da população e, em última instância, representam custos financeiros para a sociedade. Os exemplos vão desde gastos com saúde decorrentes da poluição atmosférica e hídrica gerada pela empresa até a desvalorização imobiliária provocada na região em que há um lixão.

Empresas estrangeiras também se mostram preocupadas com os danos ambientais. O grupo francês Kering, por exemplo, passou a calcular o impacto ambiental em dinheiro de toda a sua operação que reúne 19 marcas esportivas e de luxo, incluindo empresas como Puma, Gucci e Saint Laurent. O último balanço revela que o grupo, que fatura mais de 11 bilhões de euros, foi responsável por um dano ambiental de 811 milhões de euros. Ao tornar público o valor do impacto que geram, essas empresas não pretendem apenas instigar uma discussão teó­rica. O objetivo principal é usar os dados para gerir riscos e utilizá-los como referência para melhorar ao longo dos anos.

Por |2017-01-29T11:30:35+00:00janeiro 29th, 2017|Sem categoria, Sustentabilidade|0 Comentários

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