/, Inovação, Invenção, Sem categoria/Lâmpada química sem eletricidade

Lâmpada química sem eletricidade

É possível uma lâmpada acender sem eletricidade? A resposta é sim, com uma ajudinha da química, é claro. No vídeo, você vê que quando aquecemos o fio de cobre (Cu), ele reage com o oxigênio (O2) do ar e forma um novo composto, o óxido de cobre (CuO). O átomo de oxigênio oxida a acetona (C3H60), que libera gás carbônico (CO2) e acetaldeído (C2H4O). Como essa reação é 30, ou seja, produz muito calor, o fio de cobre continua vermelho e quente.

Além disso, o filamento fica brilhando porque o oxigênio do ar nunca é gasto na reação, funcionando só como um catalisador (substância que ajuda uma reação acontecer). Ou seja: até que a acetona evapore, o oxigênio continua lá ajudando o filamento a brilhar.

Fonte 

Por | 2017-01-18T11:30:08+00:00 janeiro 18th, 2017|Ciência, Inovação, Invenção, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário