Sempre que pensamos em um biólogo logo vem à cabeça a imagem de alguém que ama a natureza e adora observar o comportamento das espécies, coletando e catalogando organismos vivos, mas a biologia vai muito além do estudo das plantas. De fato, a pesquisa científica e o estudo das espécies e seus hábitos estão muito presentes no trabalho de um biólogo, mas este profissional também pode atuar em diversas outras áreas. Confira na lista abaixo.

Biologia Marinha

Neste ramo o biólogo realiza saídas de campo para coletar amostras e observar o comportamento das espécies marinhas e, dentro de um laboratório, analisa as amostras coletadas, descreve suas observações e organiza as informações para fundamentar sua pesquisa.

Indústrias de Biotecnologia

As indústrias que produzem equipamentos de biotecnologia contratam biólogos para exercerem diversas funções, como, por exemplo, participar, juntamente com uma equipe de engenheiros, do processo de desenvolvimento de um novo produto. É o biólogo que vai informar à empresa quais as necessidades de um pesquisador e qual o resultado e desempenho que os pesquisadores esperam dos equipamentos.

Genética

A genética humana é um dos campos de pesquisa que estão em alta para um biólogo. Isso porque, apesar de já observarmos incríveis avanços nesta área, ainda existe muito a ser explorado. Além disso, os estudos em genética têm contribuído bastante em outras áreas da biologia e medicina. O biólogo geneticista realiza pesquisas e experimentos sobre o mapeamento genético e o uso de células-tronco em áreas como a cardiologia, neurologia, endocrinologia, etc.

Fonte