/, Educação, Sem categoria/5 TÉCNICAS SIMPLES DE MEMORIZAR CONTEÚDO

5 TÉCNICAS SIMPLES DE MEMORIZAR CONTEÚDO

Em época de provas, principalmente as mais importantes como vestibular, ENEM ou de concursos públicos, sempre bate aquela dúvida: como memorizar tanto conteúdo de matérias diferentes em um período curto de tempo? Felizmente existem formas bem simples que nos ajudam a guardar informações na memória. Confira abaixo uma lista com 5 dicas que podem ser incorporadas a qualquer rotina de estudos e ajudam a memorizar informações de uma forma rápida e eficiente.

 

  • Estabeleça conexões entre o que você está aprendendo e o que você já sabe: Aprender é um processo conectado. Uma ótima maneira de fixar algo novo é estabelecendo uma conexão com algum assunto que você já domina. Por exemplo: ao aprender uma palavra nova em uma língua estrangeira, você pode tentar conectá-la a um som que você já conhece em sua língua materna.

 

  •  Faça pausas e descanse: Enfiar a cara nos livros sem uma pausa para descanso não vai te levar a lugar algum. Ao invés de reter o conhecimento, seu cérebro vai ficar sobrecarregado de informações. O ideal é fazer pausas a cada 45 minutos, que, segundo estudos, é o tempo máximo que uma pessoa consegue ficar concentrada em uma tarefa. Após esse tempo, faça pequenas pausas de 15 minutos antes de recomeçar a estudar.

 

  • Não fique só nos cadernos: Uma das melhores maneiras de aprender um assunto é discutindo sobre ele. Forme um grupo de estudos ou tente explicar o que você está aprendendo para um familiar ou amigo, isso vai fazer com que você assimile o conteúdo muito mais depressa.

 

  • Reflita: Reserve 15 minutinhos entre cada sessão de estudos pra refletir sobre o que você acabou de aprender. Essa reflexão sobre o conteúdo, que provavelmente vai fazer você questionar e correlacionar o aprendizado com coisas que já sabe, também ajuda a fixar as coisas na memória.

 

  • Concentre-se: Aquele conhecido lema de academia funciona perfeitamente quando o assunto são os estudos: foco no resultado. Deixe de lado as notificações do celular e feche a aba do Facebook. O cérebro fixa muito mais facilmente o conteúdo se você não estiver cansado ou distraído.

Fonte 

Por | 2016-12-02T17:30:17+00:00 dezembro 2nd, 2016|Ciência, Educação, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário