/, História, Invenção, Sem categoria/MUITO ALÉM DA EURÉKA!

MUITO ALÉM DA EURÉKA!

Da roda ao computador, as invenções sempre moveram a humanidade, fazendo com que chegássemos cada vez mais longe. Resultados de anos de estudo e dedicação, melhorias contínuas e até mesmo acidentes científicos, as diversas descobertas de mentes geniais mudaram nossas vidas e estão presentes no nosso dia a dia até hoje. No Dia do Inventor, confira uma lista com as 5 maiores invenções já feitas pelo homem.

 

Computadores

O primeiro homem a conceitualizar e desenhar um computador mecânico totalmente programável foi Charles Babbage, em 1837. Chamado de “O motor analítico”, este primeiro projeto nunca saiu do papel por falta de investimento. Já em 1890 a empresa Computing Tabulating Recording desenvolveu computadores automatizados de processamento de dados com cartões perfurados em grande escala para o censo dos EUA. Mais tarde essa empresa viraria a IBM, gigante da comunicação mundial.

 

Penicilina

Descoberta pelo bacteriologista escocês Alexander Fleming, a penicilina foi o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso e está disponível como fármaco desde 1941. Mudando a história da medicina moderna, a substância foi muito utilizada no período da II Guerra Mundial e rendeu aos cientistas que a descobriram o Prêmio Nobel de Medicina.

 

Motor à vapor

Patenteado pelo militar inglês Thomas Savery em 1968, o motor à vapor teve sua primeira versão criada pelo inventor Thomas Newcomen em 1712. Mas, sem dúvidas, o nome mais conhecido na história do motor à vapor é de James Watt, que liderou a Revolução Industrial e com sua invenção que contava com um regulador de centrífuga para permitir que o motor rodasse na taxa desejada.

 

Prensa móvel

Considerada o primeiro meio de comunicação em massa, a prensa móvel mudou a forma de se comunicar e produzir informação no século XV. Criado pelo alemão Johannes Gutenberg no ano de 1450, o equipamento possibilitou, pela primeira vez, uma maior agilidade no processo de cópias, feitas através de tipos móveis prensáveis, revolucionou a maneira como as pessoas descreviam o mundo e inaugurou a Idade Moderna.

 

Automóvel

O primeiro veículo criado pelo homem foi uma invenção do mecânico francês Nicolas Joseph Cugnot, em 1969, e tinha motor movido a vapor, já o motor movido a combustão interna só seria criado em 1885, pelo alemão Karl Benz. No mesmo ano, Gottlieb Daimler usou a ideia do compatriota Karl e levou-a um passo adiante patenteando o primeiro motor moderno movido à gasolina e construindo, em seguida, o primeiro veículo de quatro rodas motorizado.

Por | 2016-11-04T09:00:08+00:00 novembro 4th, 2016|Ciência, História, Invenção, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário