/, Invenção, Invente você mesmo, Sem categoria/Como fazer balão de gás em casa

Como fazer balão de gás em casa

Experiências químicas utilizando vinagre e bicarbonato de sódio sempre são interessantes e divertidas para qualquer idade. A seguir ensinamos como fazer um balão de gás, como aqueles que compramos em casas de festas, com uma experiência bem simples.

Você vai precisar de:

– 1 garrafa plástica19

– Funil

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 3 colheres de sopa de vinagre

– Balões (para obter melhores resultados, aconselhamos que você encha o balão e deixe o ar sair, uma ou duas vezes, para que ele se expanda mais facilmente)

Modo de fazer:

Coloque o vinagre dentro da garrafa e, com o auxílio do funil, coloque o bicarbonato de sódio dentro do balão. Prenda a boca do balão na boca da garrafa, deixe o balão de pé para que o bicarbonato caia na garrafa. A mistura vai efervescer e encher o balão.

O balão enche e flutua graças a reação química que ocorre entre o vinagre, que é um ácido e o bicarbonato, que é um composto químico. As duas substâncias, quando combinadas geram ácido carbônico, que rapidamente se decompõe em dióxido de carbono, ou gás carbônico.

Gostou? Conte pra gente como foi sua experiência.

Por |2016-09-19T11:00:35+00:00setembro 19th, 2016|Ciência, Invenção, Invente você mesmo, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais. Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário