Você costuma fazer suas anotações à mão ou prefere usar o notebook ou tablet? Segundo um estudo publicado na revista “Psychological Science” anotar no caderno é melhor para a memorização do que digitar.

O levantamento foi feito com alunos de Princeton e UCLA, duas universidades americanas.

Divididos em dois grupos os alunos assistiram a uma palestra, sobre assuntos que não fossem de conhecimento comum. Um grupo recebeu blocos de anotações e o outro, notebooks.

Logo após, foi aplicado um exame com perguntas sobre os assuntos da palestra, e aqueles que anotaram a mão obtiveram resultados melhores que os demais. O estudo indica, também, que os alunos que digitaram suas anotações escreveram mais palavras, no exame, do que os que usaram a caneta, mas que as respostas tinham menos profundidade e conteúdo.

Uma das explicações que se dá para esses resultados, é que as pessoas que anotam à mão, tendem a prestar mais atenção e selecionam melhor as informações recebidas, captando detalhes mais importantes, já as que digitam, tendem a anotar tudo o que está sendo dito, sem dar tanta atenção aos tópicos mais importantes.

Além de fazer anotações à mão, transcrever com suas próprias palavras faz com que o conteúdo seja melhor assimilado.

Que tal começar a fazer mais anotações à mão e melhorar seu aprendizado?

Fonte