/, Sustentabilidade/Vantagens ao usar a bicicleta como meio de transporte

Vantagens ao usar a bicicleta como meio de transporte

Andar de bicicleta pode trazer inúmeros benefícios, tanto pontuais quanto globais e todos muito visíveis e eficientes. Veja:

Emissão zero de CO2

Uma das grandes fontes de emissão de CO2 é o veículo automotor. São eles que abarrotam nossas cidades diariamente e são eles também que são utilizados como um dos principais meios de transporte atuais.

A bicicleta é um meio de transporte muito eficiente, por que além de ter uma emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis.

Mobilidade urbana eficiente

Um carro ocupa o espaço de aproximadamente 42 bicicletas. Incentivar o uso deste modal é evitar congestionamentos gigantescos, mas, é também evitar gastos desnecessários com o recapeamento asfáltico, que se faz sempre necessário quando se tem um grande fluxo de veículos trafegando por determinada via.

Condicionamento físico e mental

Indicado para qualquer idade, sem contraindicação, o uso da bicicleta como forma de locomoção diária pode vir a suprir a falta de tempo para a prática de atividades físicas, oferecendo inúmeros benefícios. Seu uso ajuda a tonificar os músculos das pernas, possibilita a perda de peso, estimula a contração do abdômen, incentiva a correção da postura (o que melhora as dores na coluna), melhora a respiração e aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular. Isso falando da parte física.

O ciclismo também propicia a liberação de substâncias que dão a sensação de bem-estar e felicidade, proporcionando um sono mais saudável, desintoxica o organismo e ajuda a tonificar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e irrigação do sangue no cérebro. As consequências disso são pessoas menos ansiosas, com menos propensão a casos de depressão e com a sensação de liberdade e independência.

Saúde Pública

Incentivar o uso da bicicleta significa em longo prazo, um menor gasto com medicamentos e tratamentos de saúde e melhor qualidade de vida para a população. Países europeus como a Bélgica e França têm medidas de incentivo ao uso deste modal, através da indenização por quilômetro rodado para as pessoas que usam a bike e incentivo fiscal para as empresas que sensibilizam seus funcionários a o fazerem.

E aí, que tal ir de bike hoje? Os benefícios aparecerão tão rapidamente que será difícil largá-la depois!

Fonte 

Por | 2016-08-08T11:00:44+00:00 agosto 8th, 2016|Sem categoria, Sustentabilidade|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário