/, Inovação, Sem categoria, Sustentabilidade/Como a MateriaBrasil tornou possível o sonho do design sustentável

Como a MateriaBrasil tornou possível o sonho do design sustentável

Reciclagem em tempo real: a Fabriqueta é uma bicicleta que derrete as embalagens plásticas e as transforma em objetos como palheta de violão. Foi desenvolvida para o Brownie do Luiz em colaboração com a Zebu (foto: Victor Lanari).

A MateriaBrasil é uma empresa de design e conhecimento que gera valor através de projetos de impactos sócio ambientais positivos. Eles atuam compartilhando e produzindo conhecimento sobre materiais, processos e tecnologias responsáveis.

Um dos destaques produzidos pela empresa é o projeto desenvolvido para o Brownie do Luiz, que procurou a MateriaBrasil para fazer a gestão dos resíduos da produção e saiu de lá, também, com o projeto da Fabriqueta. Depois de racionalizar todo o processo produtivo pensando na reciclagem dos resíduos, o Brownie do Luiz percebeu que as embalagens dos doces, que iam para a rua, seriam um problema. Em vez de uma campanha tradicional sobre a importância da reciclagem, a MateriaBrasil propôs levar a experiência do reaproveitamento para mais perto dos clientes finais do brownie. Assim, nasceu a Fabriqueta, uma bicicleta triciclo equipada com liquidificador, forno, prensa e outros utensílios que a transformam em uma miniestação de reciclagem — para derreter as embalagens plásticas do doce e as transformar em objetos como palheta de violão. O projeto foi elaborado em parceria com a Zebu.

Por | 2016-06-20T14:00:10+00:00 junho 20th, 2016|Educação, Inovação, Sem categoria, Sustentabilidade|2 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

2 Comentários

  1. Diego 23 de novembro de 2016 at 11:19 - Reply

    Interessante.

    • ECO Educacional 2 de dezembro de 2016 at 16:45 - Reply

      Que bom que curtiu Diego! Se você tiver sugestões de conteúdos que quer ver por aqui, nos avise!

Deixe um Comentário