Você gosta da vida ao ar livre? Preocupa-se com o meio ambiente? Interessa-se pela Terra e sua história? Se você respondeu “sim” para essas questões, a Geologia pode ser sua carreira ideal.

O que faz um Geólogo?

O Geólogo é um profissional que estuda a Terra, sua constituição física e sua história. Por meio de pesquisa, o Geólogo tem na Terra, um imenso laboratório. Seu trabalho pode ser direcionado à obtenção de riquezas minerais, à avaliação do meio ambiente, à prevenção de inundações, terremotos e erosão, pode ter como objetivo a prospecção de petróleo e gás ou a perfuração de poços de água subterrânea. O Geólogo também atua em obras de engenharia, como rodovias, ferrovias, túneis, metrôs e barragens.

Onde trabalha?

O Geólogo divide seu tempo entre a pesquisa de campo ao ar livre e o trabalho de laboratório e escritório. No campo, coleta amostras, desenha formações e obtém dados que serão analisados no laboratório, para a conclusão de seus estudos. Essas conclusões direcionarão outros trabalhos de pesquisa ou possibilitarão determinar áreas de ocorrência de riquezas minerais ou de água, por exemplo. Podem também fornecer informações sobre o solo, que são fundamentais para a engenharia civil e avaliações de impacto ambiental.

O mercado de trabalho concentra-se principalmente no setor governamental, em empresas mineradoras, de petróleo, de perfuração de poços artesianos, de engenharia civil, em universidades, como professor de cursos de Geociências, Biologia, Geografia e Engenharia e também como pesquisador, perito ou consultor.

Qual a formação do Geólogo?

30Para ser um Geólogo, é necessário curso superior, como o oferecido pelo Instituto de Geociências da USP. Esse curso tem a duração de 5 anos, em período integral, e compreende, além das aulas teóricas, muitas aulas práticas em laboratório e idas ao campo. O aluno estuda física, química, biologia, matemática e as disciplinas específicas da área, como mineralogia, paleontologia, petralografia, espeleologia, entre outras.