/, Educação, Invenção, Sem categoria/Como Fazer um Ovo “Pelado”

Como Fazer um Ovo “Pelado”

Tirar a casca do ovo não é só para ovos cozidos; você pode separar um ovo cru da casca simplesmente deixando no vinagre! Você não só vai ter um “ovo pelado”, mas também vai ganhar uma aula de ciências!

1

Coloque o ovo em um vidro pequeno ou em um copo. Encha o vidro com vinagre até cobrir o ovo.

Imagem Divulgação: WikiHow

Imagem Divulgação: WikiHow

2

Deixe o ovo no vinagre por 24 horas. Você consegue ver bolhas se formando na casca? Para ver melhor a reação, olhe o ovo de cima.

Imagem Divulgação: WikiHow

Imagem Divulgação: WikiHow

3

Troque o vinagre no segundo dia. Jogue fora com cuidado o vinagre velho e cubra o ovo com vinagre novo. Lembre-se de usar uma peneira para pegar o ovo e evitar que ele caia. Deixe o vidro com o ovo em um lugar seguro por 1 dia – não mexa no ovo, mas preste atenção nas bolhas que se formam na superfície da casca.

Imagem Divulgação: WikiHow

Imagem Divulgação: WikiHow

4

Jogue fora o vinagre e enxágue o ovo com água. O ovo estará transparente porque a casca externa sumiu! A única coisa que vai sobrar é a membrana delicada do ovo.

Imagem Divulgação: WikiHow

Imagem Divulgação: WikiHow

5

Pronto.

Imagem Divulgação: WikiHow

Imagem Divulgação: WikiHow

 

Dicas

  • Um pouco do vinagre pode passar pela membrana do ovo (membrana permeável) e deixá-lo um pouco maior. É por isso que ele fica mais sensível para mexer. Se você sacudir o ovo, poderá ver a gema mexendo no meio da clara. Se a membrana se romper, o ovo vai vazar no vinagre.
  • Quanto mais tempo você deixar o ovo no vinagre, mais ele vai mudar. A casca vai virar um material parecido com uma bola de borracha. Depois de 4 semanas o ovo vai estar emborrachado.
  • As bolhas que se formam são gás dióxido de carbono. O vinagre é chamado de ácido acético – CH3COOH – e vinagre comum geralmente tem 5% dessa solução. A casca do ovo é feita de carbonato de cálcio. O vinagre reage quebrando o químico do carbonato em dióxido de carbono (em termos simples). A parte do cálcio flutua na solução, enquanto o dióxido de carbono forma as bolhas.

Fonte

Por | 2016-04-08T14:00:27+00:00 abril 8th, 2016|Ciência, Educação, Invenção, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário