/, Sem categoria, Tecnologia/Quem inventou o mouse do computador?

Quem inventou o mouse do computador?

Não foi o gênio Steve Jobs, criador da Apple. Apesar de o mouse só ter ficado famoso por ser um dos charmes do computador Apple Macintosh, de 1984, a ideia apareceu bem antes. O dono dela é hoje um anônimo senhor de 78 anos: o engenheiro eletricista Douglas Engelbart. O primeiro mouse nasceu em 1963, nos laboratórios da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Naquele tempo, Engelbart desenvolvia um projeto cujo objetivo, em suas palavras, era “aumentar o intelecto humano”. O exagero da definição até fazia sentido: sua equipe pesquisava artefatos que facilitassem a interação entre homens e computadores, só que numa época em que essas máquinas praticamente não existiam. E o mouse foi a grande sacada desse pessoal. Na época, ele tinha rodas em vez da atual bolinha e só fazia linhas verticais e horizontais.

O rotor usado hoje na movimentação do objeto apareceu anos depois, quando a Xerox contratou o braço direito de Engelbart, Bill English, para desenvolver seus primeiros computadores. A estreia da bolinha foi em 1973, com o protótipo Xerox Alto, que vinha com um mouse bem mais parecido com os de hoje. Já o primeiro computador com mouse que as pessoas podiam ter em casa foi o “filho” do Alto, o Xerox Star, lançado no mercado em 1981. Mas a popularização do ratinho só veio mesmo três anos depois, quando Steve Jobs “se inspirou” nas máquinas da Xerox para criar seu Macintosh.

Fonte

Por | 2016-02-29T14:00:51+00:00 Fevereiro 29th, 2016|Invenção, Sem categoria, Tecnologia|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário