/, Invente você mesmo, Sem categoria/5 jogos educativos para fazer em casa

5 jogos educativos para fazer em casa

Nada melhor do que aprender brincando, não é? Por isso, este post irá mostrar 5 jogos educativos que você pode fazer em casa!

Essa didática lúdica já vem sendo utilizada em várias escolas e tem se mostrado muito eficiente, pois esses jogos despertam o interesse dos pequenos e transformam em vivência o aprendizado. Além disso, ao brincar, a criança aprende de forma prazerosa e não se sente pressionada.
Os jogos que vamos ensinar hoje servirão como motivação para a criança aprender e irão proporcionar vários outros benefícios de forma natural:

1818
• Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
• Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar ativamente;
• Enriquecer o relacionamento entre pais e filhos;
• Adquirir novas habilidades;
• Aprender a lidar com os resultados;
• Aceitar e respeitar regras;
• Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
• Desenvolver e enriquecer sua personalidade, tornando-o mais participativo e espontâneo, não só em casa como na escola;
• Proporcionar a autoconfiança e a concentração.

1. Jogos com formas geométricas

As formas geométricas estão presentes nos objetos e na natureza. É importante que a criança saiba identificar as formas das coisas ao seu redor, como o telhado das casas, o formato da mesa, do sol e de tudo em sua volta. Para isso você pode preparar em casa jogos em que a criança precise colocar a forma geométrica em seu devido lugar. Utilize papel colorido, feltro ou EVA, produtos fáceis de ser encontrados em papelarias – ou no caso do feltro em loja de tecidos. Se a criança já souber ler você poderá escrever o nome do formato que ela terá que colocar no lugar, e caso ainda não saiba você pode desenhar o contorno das formas para que ela encaixe.

2. Jogos de concentração

Vivemos em um mundo em que várias coisas acontecem ao mesmo tempo. As crianças muitas vezes não conseguem se concentrar em uma coisa só por muito tempo e acabam perdendo o foco na hora da lição. Para ajudar os pequenos a se concentrarem, nada melhor do que jogos que exijam atenção e foco. Na foto ao lado você verá um exemplo de jogo bem fácil para fazer em casa. Você pode fazer com papel colorido ou EVA. Use duas folhas para desenhar o tabuleiro (uma será para você e outra para a criança), em uma folha de outra cor corte as peças do jogo em formatos de quadradinhos (duas vezes a quantidade de casas que seu tabuleiro tem), nesses quadradinhos desenhe as formas como na foto. Lembre-se que é preciso ter duas peças iguais de cada “desenho” (uma será para você e outra para a criança). O jogo funciona da seguinte forma: separe as duplas de peças e divida igualmente entre você e seu filho; em seguida utilize seu tabuleiro para organizar suas peças; depois de pronto chegou a vez do pequeno olhar seu tabuleiro e organizar as peças de acordo com a sua. Para a brincadeira ficar mais divertida você pode cronometrar o tempo que ele leva para terminar, e fazer uma competição entre vocês. Se você quiser fazer esse jogo para um número maior de jogadores basta fazer mais tabuleiros e peças.

3. Jogo com números

precisará de cartolina, adesivos de bolinhas coloridas e 10 prendedores de madeira. Primeiro recorte um círculo da cartolina e divida ele em 10 partes (como uma pizza). Em cada “fatia” você colará adesivos coloridos (na primeira uma bolinha, na segunda duas e assim por diante), em seguida escreva do 1 ao 10 em pequenos pedaços de papel e cole nos prendedores. A brincadeira é simples: entregue à criança os prendedores e peça para ela prender em cada “fatia” o número correspondente ao número de bolinhas que ela contém.

4.Jogo para estimular a leitura

Seu pequeno começou a aprender a ler suas primeiras palavras e você pode ajudá-lo a fazer isso de uma forma muito divertida. Para esse jogo você precisará de um jogo Twister, mas caso não tenha, você pode confeccionar com cartolinas. O jogo Twister consiste em girar a roleta e colocar o pé e mãos nos círculos indicados, mas no nosso jogo além de colocar a mãozinha e o pé nos locais indicados, a criança precisará ler a palavra que está escrita nela. Para isso selecione algumas palavras simples, cole nos círculos e comece a brincadeira.

Jogo para estimular a leitura

5. Jogos sobre quantidades

E que tal ensinar ao pequeno sobre as quantidades usando objetos do dia a dia, como jacarés comilões? Nesse jogo a criança terá que apontar a bocona do jacaré para o lado que tiver mais objetos. Para fazer o jacaré você precisará de papel ou EVA verde (ou palitos de sorvete pintados de verde). Faça os dentinhos com folhas brancas e não se esqueça dos olhinhos. Separe alguns objetos da sua casa e comece a diversão.

Jogos sobre quantidades

Gostaram das ideias? Que tal começar a colocar nossas dicas em prática este fim de semana e reunir a família em um dia divertido e educativo?

 Fonte

Por |2017-08-21T09:42:06+00:00dezembro 18th, 2015|Educação, Invente você mesmo, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais. Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário