/, Invenção, Sem categoria, Tecnologia/Invenção de mecânico do ES evita esquecimento de crianças em carros

Invenção de mecânico do ES evita esquecimento de crianças em carros

Um mecânico aposentado de Vitória inventou um sistema para evitar o esquecimento de bebês e crianças dentro de carros, o que já causou mortes no Brasil e em outros lugares do mundo. Ele pretende aprimorar a invenção para patenteá-la e procura interessados para a produção.

O inventor tem o costume de levar e buscar o neto de quatro anos na escola, e por isso criou uma adaptação na cadeirinha onde ele leva a criança. “Sempre invento alguma coisa para melhorar algo com que eu tenha dificuldade”, disse Job Saplische.
Nos Estados Unidos, uma média de 40 crianças morrem por terem sido esquecidas em carros. No Brasil, não existem dados quanto a esse tipo de morte, mas eles já estiveram presentes na mídia várias vezes.
“Eu vi nos jornais, na televisão, várias vezes, pai e mãe desesperados, porque na correria do dia a dia acabaram esquecendo o filho dentro do carro, numa condição muito ruim, de calor e falta de ar. Isso me trouxe muita angústia, por perceber que não existia nada que pudesse evitar esse esquecimento”, comentou Job.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Sistema

No sistema inventado por Job, quando uma criança está sentada na cadeirinha, toda a vez que o motorista abre a porta do carro o sistema começa a apitar e só para quando a criança é retirada do veículo.
Embaixo do assento da cadeirinha, foi colocada uma bomba de ar que faz pressão na mangueira e aciona o sistema de alarme. O Job não usa fios na cadeirinha para não provocar aquecimento.
No momento, o aposentado quer aperfeiçoar e patentear a ideia. “Se alguém tiver interesse e quiser produzir, eu acho que vai ser bom, vai ser bem-vindo, espero que isso aconteça. Até porque, se a gente salvar uma criança, duas, três, já vale a pena”, declarou.
Outra invenção
O mecânico aposentado já ganhou prêmios, diplomas e ganhou a atenção da mídia. Nos anos 90, ele inventou o cinto de segurança inteligente. “Funciona assim: você tenta dar partida, ele apita avisando, e o motor não dá partida. Se colocar o cinto, ele dá partida normalmente”, explicou Job.

Por | 2015-12-09T15:09:23+00:00 dezembro 9th, 2015|Inovação, Invenção, Sem categoria, Tecnologia|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.

Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário