/, Educação, Inovação, Sem categoria, Sustentabilidade/Brasileiro inventa lâmpada de garrafa PET

Brasileiro inventa lâmpada de garrafa PET

Conheça a invenção do brasileiro Alfredo Moser, que está iluminando o mundo.

Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, teve o seu próprio momento de ‘eureka’ quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia.

Para isso, ele utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de cloro. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a ‘luz engarrafada’.

Mas afinal, como a invenção funciona? A reposta é simples: pela refração da luz do sol numa garrafa de dois litros cheia d’água. A iluminação da garrafa equivale a uma lâmpada com potência entre entre 40 e 60 watts.

Simples e barata, a ideia ganhou o mundo. Nas Filipinas, onde um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza (de acordo com a ONU, com menos de US$ 1 por dia) e a eletricidade é muito cara, a ideia deu tão certo, que as lâmpadas de Moser foram instaladas em 140 mil casas.

As luzes ‘engarrafadas’ também chegaram a outros 15 países, dentre eles Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina e Fiji.

Para fazer sua própria lâmpada não é preciso muita coisa. Bastam apenas os seguintes itens abaixo:

  • Uma garrafa PET transparente (branca) de 1 litro ou mais;
  • Água;
  • Água sanitária;
  • Massa para vedar (massa plástica);
  • Filme fotográfico usado, para proteger a tampa da garrafa (Opcional).

Para a instalação da lâmpada você precisará de algum tipo de ferramenta para cortar orifícios em formato circular nas telhas em que deseja colocar as garrafas. Para isto pode-se usar uma furadeira, serra, talhadeira ou qualquer ferramenta disponível que possa fazer isto.

Abaixo segue um vídeo explicativo com todo o processo:

Por | 2015-10-07T13:47:51+00:00 outubro 7th, 2015|Ciência, Educação, Inovação, Sem categoria, Sustentabilidade|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais.Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário