/, Inovação, Sem categoria, Sustentabilidade/Invenção genial: torre transforma poluição do ar em jóias

Invenção genial: torre transforma poluição do ar em jóias

A poluição do ar é um problema muito sério em várias cidades, principalmente nas grandes metrópoles, podendo inclusive causar problemas de saúde. Para combater esse problema, um holandês, chamado Daan Roosegaarde, decidiu criar um purificador de ar gigante – uma torre com 7 metros de altura.

Essa torre, além de ajudar a limpar a atmosfera, ainda transforma a poluição do ar em jóias. Após três anos de pesquisa, o protótipo, chamado de Smog Free Tower, entrou em operação no começo de setembro, na cidade de Roterdã, na Holanda. Instalada em um parque público, a torre é capaz de limpar mais de 30.000 metros cúbicos de ar por hora, segundo o site do projeto.

“Com uma única torre funcionando o dia todo você pode limpar um pequeno bairro”, disse Roosegaard à revista Wired. O processo utiliza filtros iônicos que atraem e aprisionam as micropartículas de poluentes, devolvendo ar fresco e purificado por aberturas laterais na torre.

As finas partículas de carbono que a torre coleta podem ser condensadas para criar pequenas “pedras preciosas” que podem ser incorporadas em peças de jóias como anéis. Cada uma das pequenas pedras tem o equivalente de 1.000 metros cúbicos de ar.

O engenheiro por trás do filtro de limpeza da torre é Bob Ursem, um especialista em nanopartículas da Universidade de Tecnologia de Delft.

A equipe espera que o projeto ajude a criar um futuro mais limpo e, por isso, está buscando apoio junto a governos, ONGs e setores de tecnologia limpa.

Recentemente, eles lançaram um bem sucedido financiamento coletivo no Kickstarter, e com a arrecadação planejam lançar outros modelos da torre em Pequim, Cidade do México, Paris, entre outras cidades do mundo.

Por |2015-09-30T14:33:13+00:00setembro 30th, 2015|Ciência, Inovação, Sem categoria, Sustentabilidade|0 Comentários

Sobre o Autor:

A ECO Educacional foi criada em 2006 com o objetivo de desenvolver e fornecer equipamentos didáticos e periféricos, implantar infraestrutura em laboratórios e realizar cursos laboratoriais. Atuamos em instituições privadas ou públicas de ensino técnico ou superior que ministrem disciplinas experimentais, laboratórios e centros de pesquisa.

Deixe um Comentário